terça-feira, 31 de maio de 2016



A gripe H1N1 vem causando um surto forte de época no Brasil e o número de casos e óbitos da doença em 2016 já ultrapassa todos os registros de 2015.

O VÍRUS

1. O que é a gripe H1N1?
É uma gripe do tipo A causada pelo vírus H1N1, que circula entre humanos. Ele foi detectado no México, em abril de 2009, e se disseminou rapidamente, causando uma pandemia mundial chamada, na época de gripe suína.

2. Como ela é contraída?
Quando se inala secreções do doente ao falar, espirrar ou tossir e quando há contato com superfície infectadas.

3. Quais são os sintomas?
Os mesmos da gripe normal, porém mais forte: febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça e de garganta, coriza e irritação nos olhos e ouvidos. Também oide provocar falta de ar e dor no tórax.

4. Como posso me prevenir?
A vacinação é a melhor maneira, mesmo não sendo 100% eficaz. Além disso, evite levar a mão aos olhos, ao nariz e á boca, lave sempre as mãos com sabão ou álcool em gel e cubra quando for tossir ou espirrar.

5. Ela é 100% eficiente?
Não,a eficácia é de 60% a 90%, dependendo da faixa etária do paciente e de outros fatores, como presença de infecções e doenças cronicas. 

6.Quanto ela custa?
Cerca de R$ 120(trivalente) e R$ 200(quadrivalente) na rede particular 

7. Quem tem direito à vacina pelo SUS?
Deve procurar os postos de saúde para receber a vacina gratuitamente, pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos,gestantes, mulheres ate 45 dias depois do parto.

8. Quem não pode tomar a vacina?
Bebês menores de seis meses e quem já teve reações anafiláticas em aplicações anteriores. Quem teve a síndrome de Guillain-Barré ou tem reações alérgicas graves a ovo - a vacina contém traços de proteínas do alimento também deve ter cautela.

9. A vacina vale por quanto tempo?
Ela demora de três a quatro semanas para começar a fazer efeito e é útil por seis a oito meses, uma ''temporada'' do vírus. Normalmente as cepas mudam, por isso é preciso fazer a vacinação todo ano.

10.Se eu já tiver pegado a gripe H1N1, ainda preciso tomar a vacina?
Precisa. Quem foi infectado fica imunizado por um tempo, mais depois pode voltar a pegar a doença. O tempo de imunização após a infecção é mais prolongado que o da vacina, porém não é possível prevê-lo porque é bastante variável.

Referencia: Secretaria Estadual da Saúde, Informações sobre a gripe, 2016 Disponível em: <http://www.saude.rs.gov.br/lista/459/Informa%C3%A7%C3%B5es_sobre_a_gripe_A> Acesso em: 31 maio 2016 

domingo, 29 de maio de 2016

SAÚDE PÚBLICA (Parafernalha - humor)


Youtube
<https://www.youtube.com/watch?v=voufpL2mZY8> Acesso em: 29 de maio de 2016.

O Objetivo do Sistema

                                          

Principais Doenças de Interesse de Saúde Pública


  • Cólera
  • Dengue
  • Zica
  • Chikunguya
  • Diarréia
  • Febre Amarela
  • Febre do Nilo Ocidental
  • Febre Tifóide
  • Hepatites Virais
  • Influenza Humana
  • Malária
  • Meningite Meningocócica
  • Poliomelite
  • Sarampo
  • Tétano
  • Varicela
  • Influenza A/H1N1
  • HIV
Saude.sp.gov
<http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-da-saude/servicos/lista_nacional_de_doencas_de_notificacao_compulsoria_.p> Acesso em: 29 de maio 2016.



Equipe Multiprofissional

As Equipes Multiprofissionais dos Programas da Saúde Pública, são compostas por no mínimo:

- Médico Generalista

- Enfermeiro Generalista -Aux. ou Téc. de Enf
- Agentes Comunitários
Portal Saúde
<http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_como_funciona.php?conteudo=esf> Acesso em: 29 de maio 2016.

Principais Programas do SUS

                                       
                          
Portal Saúde
<http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas> Acesso em: 29 de maio de 2016.

SUS de A a Z

                                   

"O processo de descentralização da gestão do sistema de Saúde em curso no Brasil coloca-nos possibilidades e desafios que devem ser assumidos de forma solidária pelos três entes federados. A pluralidade de contextos vivenciados por nossos municípios e regiões exige que desenhemos políticas públicas capazes de responder adequadamente às diferentes necessidades advindas dessa diversidade. Nessa perspectiva, o papel de cada gestor é determinante na superação dos desafios e na consolidação de um sistema de saúde comprometido com as necessidades específicas da população, presente em cada localidade brasileira."

Portal Saude
<http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2013/agosto/28/sus-3edicao-completo-190911.pdf> Acesso em 29 de maio de 2016.

SUS

                                         

"O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de orgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amaparado por um conceito ampliado de saúde, o Sus foi criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros."

Portal Saúde
<http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus> Acesso em: 29 de maio 2016.

Economia e Saúde no Brasil

                                     

Saúde Pública no Brasil 2016



Definição e Princípios da Saúde Pública

Definição de Saúde Pública:

"Saúde Pública na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais."


ROSEN, George. Política econômica e social no desenvolvimento da saúde pública. p.213 in: ROSEN, G. Da polícia médica à medicina social, ensaios sobre a história da assistência médica. RJ, Graal, 1979

Princípios do Sus:




Youtube
<https://www.youtube.com/watch?v=2MbPUOsxZGg> Acesso em: 29 de maio de 2016.